Agendamento de Consultas
11 93032-8159

Atendimento psicológico

O Dr. Geraldo Caldeira entende a importância de um atendimento multidisciplinar e oferece atendimento psicológico. Trata-se de uma ou mais consultas terapêuticas, quando poderão falar sobre o diagnóstico e indicação do tratamento, assim tirando dúvidas e facilitando o entendimento e planejamento em cada caso.

O objetivo do psicólogo na equipe de reprodução assistida é prestar atendimento aos pacientes com foco nos aspectos emocionais envolvidos em todas as fases. É oferecer um espaço de escuta, onde possam colocar seus medos, dúvidas e outros sentimentos que afloram em consequência dos tratamentos. Assim o psicólogo, como membro da equipe, deve estar ao alcance durante o processo numa espécie de plantão, ocupando o lugar necessitado por cada um e respeitando o tempo e até a falta de necessidade de alguns.

A progressão das alterações psicológicas nos pacientes inférteis obedece, de modo geral, à seguinte ordem: negação, raiva, isolamento, busca da culpa, depressão e aceitação. Cada uma dessas etapas merece uma abordagem especifica.

Com incidência ao redor de 45% em estudos de infertilidade, é comum ocorrer choque e negação durante a fase diagnóstica, tendendo a desaparecer ao longo do tratamento. Sugere-se então a inserção do psicólogo nas equipes de RA desde o início.

É comum também percebermos uma espécie de sentimento de desapropriação do próprio tratamento, carregado de menos valia e impotência, depositando no médico e equipe o resultado positivo. Este sentimento pode provocar desânimo, angústia e falta de investimento e de crédito no sucesso.

O acompanhamento durante o tratamento pode ser combinado entre o casal e o psicólogo.

Vanya Sansivieri Dossi

A PSICÓLOGA

Vanya Sansivieri Dossi é psicóloga pela Universidade Paulista-UNIP.
Aprofundou seus estudos no Instituto Sedes Sapientiae na Psicanálise de Winnicott.

Especializou-se em Psicologia Perinatal e Parentalidade pelo Instituto Gerar e pela ONG Habitare.

Em 2006 iniciou seus atendimentos na Clínica Pró-Mulher. Atende também em seu consultório particular.

Participou como palestrante nos Congressos da SBRA 2012 e 2013, Jornadas da Unifesp 2012 e 2013 e coordenou uma das mesas da Jornada de Psicologia e Reprodução Assistida da Clínica Alfa.

Desde 2012 integra o grupo de psicólogas especialistas, desenvolvendo pesquisas e trabalhos sobre saúde mental no contexto da reprodução assistida.

É coautora de capítulos nos livros “1º Consenso de Psicologia em Reprodução Assistida”, editado e publicado pela SBRA – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e “Temas Contemporâneos de Psicologia em Reprodução Assistida”.